Es’hail 2 / QO-100
Como receber o OSCAR 100
por Miguel Pelicano, CT1BYM (associado núm. 71)
Alguns colegas têm-me perguntado como é que se consegue receber o novo satélite geoestacionário, QO-100.
Vou dar algumas dicas, descrevendo aquilo que eu fiz, havendo, como é evidente, várias maneiras de conseguir.
A primeira dificuldade é descobrir em que direção apontar. Um site que nos dá um resultado bastante intuitivo é o site www.dishpointer.com
O funcionamento é simples: escolher o satélite, que no nosso caso é o Arabsat 5 (posição orbital 26ºE), colocar as nossas coordenadas e, no mapa, vemos imediatamente a direção e em rodapé outros dados. Se arrastarmos o marker para o local exato da instalação, podemos usar como referência outros edifícios ou o relevo para apontar a antena. A elevação e o skew também estão indicados. O skew é a torção do LNB relativamente à vertical.
O setup mais básico que usei foi este:
O LNB é alimentado com 13V através do cabo coaxial e um injector DC. Este LNB tem um PLL e, tendo alguma estabilidade, dá para ganhar experiência. O custo abaixo dos 7€ também ajuda…
O sinal que vem do LNB é injetado num SDR que sintoniza as frequências que resultam da mistura dos sinais de 10GHz com o oscilador local (LO) que deverá estar perto de 9,750GHz. Eu disse perto, porque na vida real o LO pode estar algo afastado…
Fazendo contas, a frequência do beacon do satélite está em 10489.550MHz, misturado com o LO em 9750MHz resulta na frequência de 739,550MHz e é esta que temos que receber no SDR.
No início usei uma parabólica com 40cm de diâmetro. Quanto maior, mais ganho, mais diretiva e mais crítica para apontar!
O satélite tem dois transponders: um Narrow Band (NB):
e outro Wide Band (WB):
O NB (comunicações em CW, SSB, etc) é recebido em polarização vertical (ajustada com o skew).
O WB (DATV, etc…) vem em polarização horizontal, tendo o LNB que ser rodado 90º, mantendo a tensão de alimentação.
O WB transponder é recebido da mesma maneira, mas para descodificar os sinais de DATV é necessário um sistema adequado. Podem ver um sinal de DATV recebido na frequência em torno de 10489,750MHz, utilizando o mesmo hardware:
Bons testes e até já no Oscar 100!!
Autor: Miguel Pelicano, CT1BYM (associado núm. 71)