Radioamador

Radioamador é um individuo que, como passatempo, utiliza uma estação de rádio para comunicar-se com outras, sem propósitos comerciais, e devidamente licenciado para tal.

Esta talvez seja a melhor descrição curta para descrever o que é um radioamador, contudo são pessoas simples iguais a tantas outras que nos cruzamos no dia a dia na rua.

Ser Radioamador é a partilha de conhecimentos e de meios, é ser altruísta a ponto de colocar o seu equipamento a ajudar a salvar vidas, efectuando comunicações de emergência, após um desastre natural como tsunamis, enchentes, terramotos, etc.

Ser Radioamador é a constante procura do conhecimento sobre as várias matérias em que este hobby está interligado.

O radioamador é uma pessoa que gosta de comunicar, e estabelece comunicações desde da sua posição (casa, carro) até outro radioamador que pode ser logo ali na próxima localidade, como estar do outro lado do mundo, e o prazer de estar a efectuar esse contacto é sem duvida o fulcro geracional de amizades e de contactos que se podem gerar com pessoas de diferentes raças, credos, idades, ou profissões, para qualquer uma delas o mais importante é o hobby, e este mais do que qualquer outro não conhece fronteiras.

Tentarei descrever em poucas linhas as possíveis formas que um radioamador tem para expandir o seu hobby

  • comunicações a longa distância DX , gera trocas de QSL (postais que confirmam o contacto), gera concursos internacionais
  • Estudo da propagação, fundamental para quem quer comunicar a curta e longa distância, conhecimento de tempestades electromagneticas, manchas solares, e as suas influências na ionosfera.
  • Comunicações digitais, formas de comunicar via escrita e de voz através de software e com a ajuda de um computador portátil
  • Comunicações via satélite, (comunicar com astronautas da ISS)
  • Comunicações EME  Reflexão lunar, Os sinais  percorrem uma distância aproximada de 770.000 Km a 800.000 Km dependendo do perigeu e do apogeu da Lua
  • Construção e melhoramentos de antenas
  • Na parte da electrónica temos o desenvolvimento e criação de novos circuitos de forma a assegurar o melhor desempenho nas comunicações.

Isto é uma forma muito reduzida do que é o Radioamadorismo. Se estás preparado para isto, vê como podes ingressar neste mundo, segue o menu lateral para te inteirares das regras principais.

73´by CT7acn

 

Apesar de ser um video com publicidade mostra na integra, através do pequeno actor a essência do radioamador, a procura constante, o melhoramento, e o desenvolvimento