10.ª Edição do Fim de Semana Nacional de Amplitude Modulada em Onda Curta e VHF

Prezados/as Associados/as, Colegas e Amigos/as,

A 10.ª Edição do Fim de Semana Nacional de Amplitude Modulada em Onda Curta e VHF vai ser mais uma vez organizada pela Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano (ARLA). Este ano o evento terá lugar entre as 08:00 do dia 6 de Novembro, até às 22:00 do dia 7 de Novembro (Sábado e Domingo) pela Hora em Tempo Universal Coordenado, abreviadamente UTC (do inglês Universal Time Coordinated). Será utilizado para o efeito o nosso indicativo oficial – CS5ARLA.

As frequências a utilizar em HF e VHF, serão todas as frequências indicadas como “ALL MODE” e recomendadas pela IARU Região 1 para as bandas de amador, dando-se preferência às habitualmente usadas internacionalmente em AM nas diversas bandas e que serão as seguintes:
80 metros > 3685/3705 kHz
40 metros > 7060/7145 kHz
20 metros > 14.330 MHz
15 metros > 21.285 MHz
10 metros > 29.050 MHz
6 metros > 51.400 MHz
2 metros > 144.550 MHz

Como habitualmente, os amadores que tenham essa possibilidade deverão operar emissores ou transceptores de construção caseira ou clássicos. Todavia e como já são raras as estações “vintage”, os equipamentos de SSB a operar em AM serão bem vindos, devendo no entanto o amador antes de transmitir, certificar-se que está a transmitir em condições. CS5ARLA operará estações clássicas com modulação de alto nivel. Em HF operaremos um emissor a válvulas de construção CT4RK, com 200W PEP (6146 modulada em placa por 2 EL34, 50W portadora) que trabalhará em conjunto com um receptor GELOSO G4/214. Em 80m também estará em operação um transceptor em classe D, a MOSFETs, com modulação PWM (Pulse-Width Modulation) construção CT4RK, que debita até 1,5 kW PEP em AM.

Em VHF, CS5ARLA – irá operar novamente e em exclusivo em 144,550 MHz – AM, com uma estação emissor e receptor separados controlados a cristal, provenientes de uma antiga estação aeronáutica terra/ar e modificados por CT4RK para a banda de amador de 2m. O emissor tem a potência de 200W PEP tal como em HF.

Não haverá lugar a Diplomas ou Pontuações.

Os contactos serão livres, e demorarão o tempo que for necessário pelos participantes, e os temas das conversas podem ser quaisquer.

Desta forma, pretende-se voltar a estimular o sentido do QSO e não de um simples diploma ou concurso.

Mais uma vez este ano procura-se com o evento o são convívio via rádio dos operadores amadores, ao mesmo tempo que se presta uma sentida homenagem aos amadores que outrora desenvolveram o radioamadorismo e que muitos deles, infelizmente, já não estão entre nós. Relembramos também o fim das emissões de ondas curtas em AM a partir de território português, quando a 30 de Outubro de 2011, quando a Rádio Deutsche Welle encerrou as suas instalações do centro emissor de Sines e a Rádio Difusão Portuguesa Internacional- RDPi suspendeu e terminou com as respectivas emissões em Onda Curta desde Portugal em Amplitude Modulada.

O envio do relatório de actividade (“Log Book”), não é obrigatório mas seria gratificante para a organização receber aqueles que puderem ser enviados para o endereço de correio electrónico: cs5arla@gmail.com

Com os melhores 73

ARLA