Comunicado #1 | Banda dos 144-146 MHz | WRC23

Comunicado

As dezassete (17) associações de radioamadores, reunidas em Santarém, em 6 de julho de 2019, para análise da proposta apresentada pela França relativa à realocação da faixa de frequências 144-146 MHz, deliberaram, por unanimidade:

  1. Repudiar veementemente a proposta apresentada pela França – referência PTA(19)090R1- no PTA/CPG, do ECC/CEPT (meeting #7);
  2. Solicitar ao Governo Português que determine o voto contra a proposta PTA(19)090R1, em todas as instâncias da CEPT e/ou da ITU.

As associações decidiram, também por unanimidade:

  1. Assumir um documento conjunto, demonstrativo da nossa razão, que foi assinado por todas as associações e que será entregue às entidades oficiais, nas situações que foram determinadas;
  2. Nomear um grupo de seis radioamadores (CT1BAT, CT1DBS, CT1DL, CT1END, CT2IXQ), sendo um deles suplente (CT1FKF), que representarão as associações nos actos que terão lugar, tendo em vista a resolução desta questão, demonstrando união e determinação na defesa do espectro alocado ao serviço de amador e serviço de amador por satélite.

De igual forma, as associações mandataram unanimemente o grupo acima mencionado para se fazer presente na reunião com a ANACOM, no próximo dia 15 de julho e de, em função das circunstâncias e se tal se revelar necessário, pedir reuniões urgentes a membros de instituições e do Governo, ligados à regulação ou com tutela na área.

As dezassete associações exortam e convidam as associações de radioamadores que não puderam estar presentes ou que, por razões de endereçamento não foram contactadas para a reunião havida, a juntarem-se à nossa estratégia, potenciando e incrementando a resposta una e forte a este ataque ao serviço de amador e amador por satélite.

Santarém, 6 de julho de 2019

AMSAT-PO, Associação de Amadores de Satélite de Portugal

ARA, Associação de Radioamadores dos Açores

ARAL, Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria

ARAM, Associação de Radioamadores do Alto Minho

ARBA, Associação de Radioamadores da Beira Alta

ARBB, Associação de Radioamadores da Beira Baixa

ARETD, Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro

ARLA, Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano

ARR, Associação de Radioamadores do Ribatejo

ARRLx, Associação de Radioamadores da Região de Lisboa

ARVM, Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide

CRE, Clube de Radioamadores do Entroncamento

LARS, Liga Amadores Rádio Sintra

RCL, Radioamador Clube de Loulé

REP, Rede dos Emissores Portugueses

TRGM, Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi

URA, União de Radioamadores dos Açores