Dia Mundial do Radioamador

18 de abril, Dia Mundial do Radioamador, celebrando a contribuição dos radioamadores na sociedade.

WARD

No dia 18 de abril os radioamadores no mundo inteiro levam às ondas de rádio a celebração do Dia Mundial do Radioamador. Foi neste dia em 1925 que se formou em Paris a União Internacional de Radioamadores (International Amateur Radio Union – IARU).

Os radioamadores experimentadores foram os primeiros a descobrir que o espectro de onda curta – longe de ser um solo estéril – conseguia suportar a propagação das ondas de rádio a nível mundial. No impulso para usar estes comprimentos de onda mais curtos, o radioamadorismo esteve em grave perigo de ser afastado para o lado e desconsiderado, tal como descrito na história da IARU. Os radioamadores pioneiros encontraram-se em Paris em 1925 e criaram a IARU para dar o devido suporte ao radioamadorismo no mundo inteiro.

Dois anos depois, na Conferência Internacional de Radiotelegrafia em Washington, D.C., o radioamadorismo ganhou as alocações ainda hoje reconhecidas – as bandas dos 160, 80, 40, 20, e 10 metros. Desde que foi fundada, a IARU trabalhou incansavelmente para defender e expandir as alocações de frequências dos radioamadores. Graças ao suporte das administrações esclarecidas em cada parte do globo, os radioamadores podem hoje experimentar e comunicar entre si em bandas de frequência estrategicamente localizadas ao longo de todo o espectro rádio. Dos 25 países que formaram a IARU em 1925, a IARU cresceu para incluir 160 sociedades-membro em três regiões. A região 1 da IARU inclui a Europa, a África, o Médio Oriente e o Norte da Ásia. A região 2 contempla as Américas e a região 3 compreende a Austrália, a Nova Zelândia, as nações insulares no Pacífico e a maioria da Ásia. A União Internacional de Telecomunicações (International Telecommunication Union – ITU) reconheceu a IARU como representante dos interesses dos radioamadores.

Hoje, o radioamadorismo é mais popular do que alguma vez, com mais de 3.000.000 operadores autorizados!

O Dia Mundial do Radioamador é o dia em que as sociedades-membro da IARU podem mostrar as nossas capacidades ao público e desfrutar da amizade global com outros radioamadores no mundo inteiro.

18 de abril é o dia de celebrar o radioamadorismo e dizer ao mundo sobre a ciência que podemos ajudar a ensinar, o serviço à comunidade que podemos fornecer e o divertimento que temos.

Esperamos que participe no divertimento e educação que é o Dia Mundial do Radioamador!

WARD-poster

fonte da imagem de destaque do artigo: Daryll
International Amateur Radio Union – IARU